| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

PARA ALÉM DA GRANDE MÍDIA
Desde: 10/01/2017      Publicadas: 76      Atualização: 07/12/2017

Capa |  Ciência e Educação  |  Cultura  |  Economia  |  Justiça  |  Ligeirinhas  |  Literatura  |  MÊS DE MARÇO, MÊS DA MULHER  |  Política  |  Religião  |  Sociedade


 Política

  29/11/2017
  0 comentário(s)


O Escândalo envolvendo William Waack

Este artigo tenta ser racional sem condenação prévia ao Jornalista, mas reconhecendo a gravidade da suspeita e sem pôr panos quentes em atos de racismos.

O Escândalo envolvendo William Waack

Resolvi separar em pontos meu pensamento e numerá-los. Esta numeração é para permitir que eu possa pular de um assunto sem me preocupar com a conexão dos parágrafos e os assuntos. Esta numeração pode dar a impressão de algo chato e técnico, mas gostaria que dessem um crédito de confiança e julguem por si mesmos.

1 – Histórico de Racismo do Brasil - Nosso país tem um farto histórico de racismo, mais que isso, racismo escravocrata. O Brasil foi o último país do ocidente a acabar com a escravidão. Negros e pobres são tratados como inferiores e de maneira escravocrata até hoje. Os negros são excluídos das melhores oportunidades. Olhem para as novelas e propagandas em geral, a grande maioria é de pessoas brancas, com um número incomum de pessoas com olhos claros. Existem mais pessoas de olhos claros nas novelas, cinema e no jornalismo do que negros.

2 – Histórico de Racismo da Globo - A Globo tem um histórico de suspeita de racismo. Mas como todo o racismo no Brasil é sutil, nunca houve, até onde eu saiba, nenhuma apologia aberta ao racismo na Globo. Mas sutilmente percebe-se uma seleção em sempre dar preferência para pessoas de pele branca. Justiça seja feita, a Globo vem aos poucos incluindo afrodescentes (aliás, gozado o termo, já que a grande maioria dos brasileiros incluindo, eu, é afrodescendente). Não dá para esquecer que o primeiro protagonismo negro em novela da Globo só aconteceu em janeiro de 2004 (Taís Araújo e Lázaro Ramos), seis meses depois da morte de Roberto Marinho. Roberto Marinho segundo Paulo Henrique Amorim costumava dizer: “Não quero nem preto e nem desdentado no Jornal Nacional”. Pouco menos de ano antes de sua morte é que o primeiro negro apresentador do Jornal Nacional surgiu e foi Heraldo Pereira em Novembro de 2002.

3 – Filhos de Roberto Marinho - Tudo indica que os filhos de Roberto Marinho são menos racistas, mas o sistema permanece. Até porque nossa sociedade também é racista.

4 – Perfil de William Waack - é uma pessoa culta e inteligente, bem preparada ao contrário de muitos jornalistas de renome da Globo. Entretanto, tem histórico de, em diversas ocasiões depreciar o país, desqualificar o nacionalismo e como se não bastasse apareceu na Wikileaks como prestando serviço aos americanos. Boatos dizem que tem muitos colegas de trabalho que odeiam Waack

5 – Uso do Ódio e a Manipulação - A Globo estimula e canaliza o ódio de maneira deliberada contra políticos de esquerda. Escondendo tudo de bom que venha da esquerda e aumentando o que vem de ruim, quando não transforma as qualidades em defeitos, faz o contrário em relação à direita. A Globo usa e estimula o ódio. Alimentar o ódio é perigoso. A Globo estimulou de maneira doentia acusações sem provas a políticos ou qualquer um que achasse que fosse culpado ou quisesse que fosse, enquanto protegia seus favoritos do linchamento midiático ou mesmo da verdade. Segundo Paulo Henrique Amorim: “O Globo é o que é mais pelas notícias que não deu do que pelas que deu”.

6 – Revolta Acumulada - Havendo uma esquerda revoltada com a manipulação e fraudes eleitorais da Globo, negros revoltados com séculos de preconceito racial e marginalidade e havendo na Globo um histórico de suspeita de racismo, combinado com ações antipáticas de Waack não poderiam dar em boa coisa quando além de tudo há uma acusação de racismo.

7 – Waack cometeu racismo? - A questão é Waack cometeu um ato de racismo? Não acuso ninguém sem ter provas ou no mínimo evidências. Ouvi e reouvi a fala de Waack e não identifiquei a palavra “preto”. Houve gente que disse que ouviu, não posso me basear na experiência dos outros a não ser que esta pessoa seja um perito e esteja fazendo um laudo técnico oficial da polícia. Os peritos contratados geralmente não são confiáveis. Houve gente que disse que leu os lábios, mas eu não leio lábios. Eu só falo o que sei, o que ouvi e vi e não vou me basear na percepção dos outros, exceto se me ajudar na minha própria percepção.

8 – Perito da Globo – É impressionante como uma TV com tão baixo nível de credibilidade e tão evidente falta de parcialidade, age como se tivesse credibilidade e fosse imparcial. A Globo ficou desmoralizada no caso “Bolinhagate” em que uma bolinha de papel na cabeça de José Serra virou um “petardo”

8 – Culpado a priori - Se Waack tiver feito o que dizem que fez deve ser punido. Mas ninguém deve ser punido sem provas. Não é porque não gostamos de Waack que ele deva ser punido por isso. Não é porque Waack tenha feito outras coisas ruins que ele deve responder por crime que não haja provas. Waack deve responder somente pelo o que fez. Quando alguém é julgado por assassinato, geralmente as famílias torcem para que o réu seja condenado. As famílias deveriam, entretanto, desejar que a verdade seja revelada e não que o réu seja necessariamente condenado. E quando o réu é inocentado muitas vezes as famílias ficam revoltadas, mesmo havendo prova de inocência, quando deveriam ficar aliviadas por um inocente não ser condenado. Mas as pessoas querem despejar seu ódio em alguém, mesmo que seja em um bode expiatório, inocente ou não. A torcida gremista quase toda xingava o goleiro Aranha de macaco, mas só pegaram uma moça no estádio todo que deu azar de receber um “close” por ser bonita. A beleza combinada com seu ato infeliz a levaram a uma execração pública. Sua vida foi desgraçada, a casa queimada. Embora merecesse uma punição, não merecia tal punição, ao mesmo tempo que milhares de racistas no estádio voltaram para casa impunes.

9 – Bode Expiatório - Waack não deve ser um bode expiatório para compensar os séculos de racismo do Brasil. Nem deve ser o bode expiatório, porque a Globo é ruim e malvada.

10 – Punir, mas tendo a certeza - Um advogado uma vez disse: “Não se faz justiça condenando inocentes”. Não sei se Waack é inocente, mas se houver a possibilidade de sê-lo, ele deve sim não ser punido.

11 – Ilação - O fato de a Globo o ter suspendido não é evidência de culpa. É evidência apenas que houve estrago a imagem da emissora que depende de audiência e de seus anunciantes. Pode ser um afastamento preventivo.

12 – Leitura labial - Mas não é descartada a hipótese que a emissora tenha afastado ter visto evidências de racismo. Na Globo, certamente há pessoas que leem lábios.

13 – Não condenar sem provas não é prova de racismo - Ser a favor de que Waack seja inocentado se não houver provas, não faz de ninguém racista, ao contrário, a faz justa e racional. É preferível deixar um culpado livre a condenar um inocente.

14 – Concordar com o racismo é barbárie - Será racista apenas a pessoa que uma vez provada à culpa de Waack e souber que é culpado, concordar com o ato dele e apoiá-lo. Atos racistas são crimes e devem ser punidos de maneira proporcional. Se o racismo aberto não for inibido, nossa sociedade estará condenada a barbárie e todos perderão: negros, brancos, mulatos, mestiços, indígenas e asiáticos.

15 – Violar a presunção de inocência é também barbárie - Mas condenar pessoas sem a certeza de que são culpadas é igualmente bárbaro.

16 – Caso Cleiton – A Globo tem um longo histórico de manipulação. Desde o caso “Bolinhagate” em que a Globo transformou uma simples bolinha de papel em um “petardo” contra José Serra com ajuda do perito Ricardo Molina, fica difícil acreditar que não haja também manipulação quando peritos foram convocados pela Globo para analisar a fala de William Waack. Para um destes peritos, Waack disse que “é coisa de Cleiton” e não “é coisa de preto”. De repente até o perito esteja com a razão, o problema é que a Globo não tem credibilidade alguma e nem mesmo um perito muito reconhecido, mas contratado pela emissoura, estará livre da suspeita. Em vez de contratar um perito, a Globo deveria pedir apuração da polícia, porque, em princípio, seria uma perícia independente neste caso e ver se a fala é conclusivo ou não. Da forma com que foi feita a consulta e sabendo-se que a credibilidade desta TV é nula, virou piada na internet. A pior coisa que existe para um órgão de imprensa é ser ridicularizado pelo seu próprio público.

 



  Mais notícias da seção Artigo no caderno Política
05/08/2017 - Artigo - JOGO DOS BOLSONAROS E A RELAÇÃO COM TEMER
Deputados como Jair Bolsonaro fazem jogo duplo, colaboram discretamente com o governo Temer ao mesmo tempo que fazem pose de moralistas para seus eleitores....
13/06/2017 - Artigo - TEMER VAI CAIR?
Temer cair é uma certeza para muita gente... mas a coisa não é tão simples quanto parece......
01/06/2017 - Artigo - Por que a Globo resolveu detonar o governo Temer?
Muitos analistas têm tentado responder a pergunta do título com suas hipóteses. Poderia falar das hipóteses dos outros, mas prefiro dizer as minhas.  ...
27/05/2017 - Artigo - A todos que puderem andar
"O preço da liberdade é a eterna vigilância" " Thomas Jefferson...
13/05/2017 - Artigo - O CONSERVADORISMO E O BIFE ESTRAGADO
Por Anibal Lobão:"Algumas palavras sobre ser pobre e ser de direita no Brasil..."...
28/04/2017 - Artigo - DOIS EXEMPLOS DE LEIS TRABLHISTAS QUE, NA PRÁTICA, SÃO MAIS PATRONAIS QUE TRABLHISTAS... E SÃO O RETRATO DE VÁRIAS DELAS...
Por Anibal Lobão: "Até que ponto as leis que pensávamos frutuosas para os trabalhadores realmente são? Duas delas, que tenho como retrato de muitas, mostram que, na prática, não são tão eficientes assim, conforme exponho no texto"....
26/04/2017 - Artigo - DIREITOS ROUBADOS
Por Rayane Souza, dezesseis anos, aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Venâncio Pereira Velloso, em Duque de Caxias-RJ, sobre o projeto de lei que trata da terceirização para qualquer tipo de atividade trabalhista. ...
13/04/2017 - Artigo - COMO FUNCIONA A CORRUPÇÃO POLÍTICA NO BRASIL
O artigo tenta detalhar as principais modalidades de corrupção feita aqui no Brasil....
15/01/2017 - Artigo - SOBRE O AUMENTO NAS TARIFAS DOS ÔNIBUS AUTORIZADO PELOS PREFEITOS DA BAIXADA FLUMINENSE-RJ: REGULAÇÃO, LIVRE CONCORRÊNCIA, OU OS DOIS?
Por Anibal Lobão: "Toda liberdade necessita de regulamentações, para que ela, a liberdade, possa ser preservada."...
13/01/2017 - Artigo - NOSSA GRANDE MÍDIA MANIPULA OU NÃO NOSSO POVO?
Por Anibal Lobão: "as redes sociais hoje configuram-se na melhor fonte de informações que o cidadão brasileiro pode ter, não somente por mostrarem o outro lado, aquele lado que sistematicamente a grande mídia se nega a expor por motivos óbvios, ou seja, o contraditório, mas porque permite acesso também a todos os lados possíveis, o que é tão import...



Capa |  Ciência e Educação  |  Cultura  |  Economia  |  Justiça  |  Ligeirinhas  |  Literatura  |  MÊS DE MARÇO, MÊS DA MULHER  |  Política  |  Religião  |  Sociedade
Busca em

  
76 Notícias